Raças de cães enrugados

Rugas no rosto pode ser uma preocupação constante para qualquer ser humano, mas no caso dos cães, rugas representam apenas fofura. Existe uma grande variedade de raças de cães enrugados, que variam em tamanho e aparência. Você pode encontrar pequenos amigos caninos do tamanho de uma xícara de café, até mesmo cães com rugas maiores do que qualquer ser humano. Ao contrário das pessoas, as rugas em cães não são um símbolo de velhice. Nos nossos amigos peludos, essa característica é dada por uma condição genética que gera uma produção excessiva de ácido hialurônico. Esse ácido se acumula sob a pele dos cães para gerar as dobras e a espessura da pele que achamos tão adoráveis.

raças de cães enrugados

O Top 10 de cães com mais rugas

Se você está procurando adotar um cachorrinho cheio de rugas ou simplesmente quer saber mais sobre raças de cães enrugados, você chegou ao lugar certo:

Shar Pei chinês

Shar Pei
Sem dúvida nenhuma, o Shar Pei é a referência por excelência em qualquer ranking de raças caninas com rugas. Estes pequenos “ursos” são originários da China, onde dizem que serviram aos fazendeiros locais como guardiões, caçadores e pastores por milhares de anos.

Os filhotes têm mais rugas do que o adulto então não se assuste se essa caraterística desaparece um pouco à medida que envelhecem. A altura desses cães varia entre 48 e 58 centímetros, enquanto o peso fica entre 18 e 28 kg. Seu corpo é compacto, suas orelhas são pequenas, e sua pelagem enrugada predomina na região da cabeça e das costas.

Além de sua aparência dócil, os Shar Pei são animais protetores e independentes que respeitam o espaço de seus donos. Portanto, se sua intenção é mimar e abraçá-los constantemente, você deve criá-los para esse propósito.

Mastim napolitano

Filhotes de Mastiff Napolitano
Nenhum dos cães enrugados que você verá nesta lista é tão grande e imponente quanto o Mastim Napolitano. Porém, embora seu tamanho possa resultar bastante intimidante como para servir de guardião, a verdade é que são: carinhosos, leais e se sentem à vontade com a companhia de seus parentes. Sua natureza é dominante e ele deixará outros cães saberem disso, portanto, você deve treiná-lo com disciplina desde cedo.

Devido ao seu peso, que varia entre 85 e 100 quilos, o Mastim Napolitano exige exercícios constantes. Uma condição de excesso de peso pode se traduzir em displasia do quadril. Consequentemente, você deve cuidar da sua alimentação e proporcionar-lhe espaços confortáveis ​​e amplos para mantê-lo em movimento durante as horas ativas do dia. Não é recomendado ter um desses adoráveis ​​companheiros se sua moradia for um apartamento pequeno.

Bulldog Inglês

Bulldog inglês
Entre os cães que são enrugados, o bulldog é um dos mais populares. Originária do Reino Unido, esta raça foi utilizada na antiguidade para a proteção do gado selvagem. Não se deixe enganar por sua cara entediada e amarga, pois adoram brincar, principalmente com crianças. Você ficará surpreso com o quanto eles podem desfrutar da companhia de seus amigos humanos e da atenção especial que prestam a uma tela de televisão.

O bulldog inglês pode pesar até 25 kg, seu corpo é musculoso e suas dobras predominam em todo o rosto e pescoço. Seu focinho é curto e sua mandíbula inferior predomina sobre a superior, obrigando-os a mostrar os dentes do jeito característico que conhecemos.

Estes cães adaptam-se muito bem à vida em pequenas casas, pois não requerem muitos exercícios. No entanto, você deve ter cuidado porque eles podem se tornar animais de estimação preguiçosos. Se você está procurando um cão corajoso e protetor que se adapte facilmente à vida em família, o bulldog inglês é o candidato ideal.

Pug ou Carlino

pug enrugado masculino
O pug é uma das raças de cães enrugados mais amigáveis. Apesar das rugas em seu rosto sugerirem preocupação, ele é um cão divertido e adorável que constantemente busca o afeto das pessoas. São originários da China, mas se popularizaram graças aos colonizadores do Reino Unido.

Apesar de não serem cães de guarda devido ao seu tamanho, são excelentes aliados na hora de alertar para qualquer perigo. Se um estranho bater à sua porta, tenha a certeza que o pug anunciará com latidos sua presença. Você precisará de paciência ao treiná-los, pois eles tendem a ser teimosos e obedecer apenas quando querem. No entanto, eles preferem ser acompanhados por seus donos em vez de outros cães.

A forma peculiar de seu crânio e olhos salientes os expõem mais ao atrito com objetos penetrantes e plantas pontiagudas. Além disso, devido às rugas em seu rosto, eles podem acumular sujeira e secreções constantemente. É aconselhável limpar suas rugas uma vez por semana com um pano limpo e um pouco de creme ou óleo prescrito por seu veterinário de confiança.

Bullmastiff

Bullmastiff
Embora sejam reconhecidos como excelentes guardiões, os Bullmastiffs são excelentes companheiros para famílias com crianças. Por muito tempo, ele foi o aliado perfeito para os guardas florestais, graças às suas habilidades de rastreamento sigiloso. Eles são cães obedientes e dóceis, enquanto seu temperamento não representa uma ameaça para seus companheiros humanos.

Eles podem pesar até 54 quilos e sua altura máxima é de 68 cm. Tenha cuidado ao brincar com eles, pois eles não dominam sua força e podem ser rudes. Suas rugas dominam seu rosto e pescoço para suavizar sua presença dominante.

Bulldog Francês

Bulldog francês
Esta raça implantou bandeira na França no final do século XIX, mas suas origens localizam-se em terras britânicas. É um cão de companhia caracterizado pelas orelhas de morcego, corpo musculoso e rosto enrugado. É bastante habilidoso e não precisa de muito exercício para manter a saúde em equilíbrio. No entanto, sua dieta deve ser administrada com cuidado para evitar o excesso de peso.

Destaca-se entre os cães enrugados por ser um dos mais inteligentes e travessos. Adora o contato humano e está sempre em busca de afeto. Assim como o pug e o bulldog, esse cão exige cuidados constantes nas rugas do rosto para evitar o aparecimento de bactérias causadas pela umidade. Em bom estado, seu peso varia entre 8 e 11 quilos.

Dogue de Bordéus

dogue-de-bordeaux
É uma raça de origem francesa que pertence à família Mastiff. Caracterizado pela sua força e resistência, o Dogue de Bordeaux possui todos os atributos de um cão de guarda. Antigamente, contribuiu para a caça de animais de grande porte e fazia parte de espetáculos de combate. Mais tarde, ele se tornou popular como um excelente vigilante de propriedades.

Além desses atributos, o dogue é um cão calmo e fiel. Embora seja um animal reservado com estranhos, tende a demonstrar afeto com seus parentes. Você ficará feliz em saber que ele é paciente com crianças e gosta de protegê-las. Devido à sua necessidade de vigilância, ele não se sente confortável com a passividade e a inação.

Seus lábios são carnudos e a parte inferior de sua mandíbula está voltada para frente, assim como o bulldog inglês. Sua altura média é de 65 cm, enquanto seu peso normal varia entre 54 e 65 quilos.

Bloodhound

cachorro cão de caça 5 meses
Também conhecido como cão de Santo Humberto ou simplesmente cão de caça, esta raça é originária da Bélgica. Sua principal vantagem é seu faro, portanto, é utilizado para tarefas de rastreamento policial. Especialistas documentaram que este cão enrugado é capaz de seguir rastros por até duas semanas, o que o torna o melhor animal para encontrar pessoas perdidas.

Apesar de serem cães enrugados grandes, os Bloodhounds têm uma agilidade impressionante. À vista, destaca seu queixo duplo estendido e rugas bem definidas no rosto. Suas orelhas são grandes e pendentes, o que contribui para sua imagem de cachorro pesado. Eles podem medir até 70 cm de altura e seu peso normal é de 50 kg.

Geralmente é um bom cão com crianças e é amigável com outros animais de estimação. Embora não exija muita atividade física, uma caminhada diária o manterá feliz e saudável.

Pequinês

Pequinês
Originário de Pequim, China, o pequinês é uma das raças de cães mais antigas. Embora seu tamanho não o mostre, é um excelente cão de guarda. Ele não é excessivo com seus latidos, mas você o ouvirá muito bem quando um estranho vier a sua casa ou algo inesperado acontecer.

É um cão de companhia ideal para pequenas casas. Suas rugas profundas no rosto e focinho achatado podem nos dar a impressão de que ele está chateado. Não obstante, é um cão muito carinhoso que gosta da companhia de pessoas, principalmente crianças. Ele às vezes é um pouco territorial com outros animais, mas geralmente é amigável com outras mascotes.

Seu peso ideal não deve ultrapassar 5 kg e seu tamanho pode variar entre 15 e 23 cm. Seu pelo é abundante e liso, e suas orelhas em forma de coração dão-lhe a imagem de um cachorro de nascimento nobre.

Mastim inglês

mastim inglês
Junto com o Mastim Napolitano, é uma das maiores raças de cães enrugados que existem. Devido ao seu tamanho (entre 70 cm e 80 cm) e ao seu peso (entre 80 kg e 100 kg), o Mastim Inglês impressiona pelo seu poder e resistência. Seu pelo é curto e de coloração variável no corpo, enquanto a cor preta predomina nas orelhas, focinho e nariz.

O Mastim Inglês combina bravura e lealdade ao extremo. Sendo um cão protetor por natureza, é um candidato ideal para famílias com crianças. Em alguns casos, ele tem ciúmes de seus donos, então o treinamento deve ser controlado para evitar problemas de comportamento. Uma das características mais curiosas deste animal de estimação é que, quando o visitante chega a casa, o animal fica entre o estranho e o dono até que a relação entre as duas pessoas pareça amigável.

O mastim requer uma dieta adequada e muito exercício devido ao seu peso. Esta raça tende a sofrer de torção gástrica e displasia do quadril, portanto, uma análise médica geral é recomendada para ter certeza de que não tenha nenhum problema de saúde.

Cuidados que precisam os cães enrugados

Como você viu até agora, o principal desafio de ter um cão enrugado é evitar problemas de pele. Em essência, você quer ter certeza de que as rugas estão livres de umidade e odores desagradáveis. Essas rugas fofas que o levaram a adotar seu cachorro são o habitat perfeito para resíduos e bactérias.

  • Certifique-se de que não há sinais de irritação na pele e odores desagradáveis.
  • Use panos ou lenços umedecidos para limpar as rugas. As compressas de gaze esterilizadas, bolas de algodão e compressas para limpar as orelhas também são úteis.
  • Separe cada dobra com cuidado e limpe quantas vezes considerar necessário.
  • Depois de limpar a área, certifique-se de que tudo está completamente seco, é essencial, pois se ficar úmido pode causar fungos e irritações.

Além da limpeza diária das rugas, é importante cuidar da higiene geral do cão. A frequência pode variar e dependerá da avaliação do veterinário. A escolha de um shampoo com produtos químicos não agressivos pode ser crucial para prevenir o ressecamento da pele do seu animal de estimação.

O aspecto dos cães enrugados é simplesmente lindo, mas a manutenção dessa imagem adorável depende de um cuidado especial que depende exclusivamente dos seus donos. Ao final, ele é mais um membro da família e merece todos os cuidados do mundo. Se nos preocupamos com as rugas que surgem à medida que envelhecemos, por que não ajudar nossos animais de estimação a manter saudáveis as suas?

raças de cães de pele enrugada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *